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Quanto um Pneu murcho atrapalha a sua Corrida de Kart Indoor?

Pneu Murcho no Kart Indoor
Atalhos para este artigo

A ansiedade é uma característica de muitos pilotos de kart quando estamos nos preparando para uma bateria, corrida ou campeonato. Ela acaba impedindo que você, seja um piloto experiente ou não, realize algumas verificações básicas em seu kart.

A lista de verificação de um kart indoor pode ser bem grande se formos analisar cada detalhe possível de problema, mas nesta matéria vamos nos ater ao que talvez seja o principal e mais comum problema que acaba com corridas de pilotos de kart indoor e amador no Brasil todo.

Verificar a pressão dos pneus pode parecer desnecessário, mas você já parou para pensar quantas vezes um pneu é calibrado ao longo de um evento ou campeonato? Imagine que o evento que você está participando tenha começado às 9h e sua primeira bateria é as 12h. Existe uma série de variáveis que podem mudar a pressão dos pneus dos karts que estão no sendo usados, as vezes um pneu pode perder mais pressão em relação aos outros, causando um desequilíbrio forte em sua pilotagem e jogando fora suas chances de vitória ou pódio.

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A Academia do Kart foi até Brasília/DF participar do CBKA, no início de fevereiro, e com o apoio do kartódromo Ferrari Kart gravou um vídeo comparativo em 3 condições diferentes:

  1. 3 Voltas com todos os pneus calibrados em 20lbs;
  2. 3 voltas com todos os pneus calibrados em 20lbs, exceto o dianteiro esquerdo que estava com 10lbs;
  3. 3 voltas com todos os pneus calibrados em 20lbs, exceto o traseiro esquerdo que estava com 10lbs.

Antes de você ver o vídeo, gostaríamos de fazer um depoimento e ressaltar a impressão que tivemos da pista de kart indoor do Ferrari Kart. “ Para ambos os coachs da Academia do kart, Maurício Pereira e Giovanni Ballarin, é uma pista extremamente técnica e desafiadora, com grip variável ao longo do traçado. Fundamental para qualquer piloto que queira desenvolver e apurar sua técnica, principalmente para controle em condições adversas, como pista molhada. Fica a dica! ”

Site do Kartódromo: www.ferrarikart.com.br

Veja o vídeo com o comparativo no Ferrari Kart em Brasília/DF:

Agora que você já sabe quanto um pneu murcho pode te prejudicar em suas corridas de kart amador e indoor, queremos que você pense em quantas corridas você já fez e simplesmente ignorou essa verificação básica…

Devem ter sido muitas e o pior de tudo, você deve ter saído do kart com uma sensação ruim e nem sabia o motivo do baixo desempenho do kart.

Você pode estar perguntando: Como eu sei se a pressão do pneu está correta? E se de fato não estiver, o que eu faço?

  1. Utilize o pé para verificar a pressão dos pneus. Obviamente que não haverá precisão, mas assim você pode comparar a relação entre os pneus do seu kart e de outros karts também;
  2. Caso identifique alguma diferença em seu kart, peça à equipe do kartódromo que está que verifique a pressão.

Esses 2 passos podem salvar a sua corrida!

Existem muitos outros itens que devem ser verificados antes de uma corrida por um piloto de kart indoor e amador, mas vamos falar deles em posts futuros e com bastante detalhes em nossos cursos.

Para esta matéria gostaríamos de fazer alguns agradecimentos especiais aos amigos, pilotos e apoiadores de Brasília: Yuri Mendes, Raphael Pegoraro, Rodrigo Silva, André Martinho, André Luis e Vitor Hugo, além de todos os pilotos e staff que estiveram conosco no CBKA, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2017.

Um grande abraço e não esqueça de comentar!

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