Divulgue esse artigo

Quanto mais Pesado, mais Lento?

Quanto Mais Pesado Mais Lento no Kart Indoor
Atalhos para este artigo

Você deve estar imaginando: “Que pergunta mais idiota!”

Nós também estamos pensando a mesma coisa, mas acompanhe o raciocínio e veja como você pode estar tendo seu desempenho afetado, seja você um piloto mais pesado ou mais leve.

É muito comum vermos as categorias de campeonatos serem divididas por peso ou por nível de pilotagem, independente de como a divisão é feita, uma coisa é fato: Em todas elas são utilizados lastro para nivelar o peso dos pilotos.

Olhando superficialmente o modo mais justo é nivelar todos os pilotos no mesmo peso para que o desempenho de todos os karts sejam os mesmos, pois todos sabemos que quanto mais pesado um piloto de kart indoor, mais lenta sua volta será, quando comparada com outros pilotos mais leves.

Motivação dessa matéria

Partindo dessa verdade resolvemos descobrir o QUANTO isso interfere de fato na volta dos pilotos de kart indoor.

O teste que realizamos consistiu em dar 2 voltas rápidas com 3 pesos diferentes (85kg – sem lastro; 95kg – com lastro; e 105kg – com lastro) com o mesmo kart (já aquecido) e no mesmo horário.

A volta utilizada no Kartódromo Internacional San Marino, no interior de SP, tinha aproximadamente 56 segundos e consideramos, para efeito de análise, apenas a volta mais rápida, apesar que você pode conferir no vídeo que a consistência de Maurício Pereira  (piloto que realizou o teste) nas voltas é muito boa e a relação entre a 1ª e 2ª volta com cada peso é praticamente a mesma.

Veja o vídeo e veja a conclusão de quanto um piloto de kart indoor mais pesado perde por volta:

Agora que você já sabe quanto o peso interfere no tempo de volta dos pilotos de kart indoor, observe que a diferença da volta com 85kg para a de 95kg é muito maior do que a diferença entre a volta de 95kg para a de 105kg. Isso acontece porque a colocação de lastro no suporte do kart indoor interfere negativamente em seu desempenho.

Live da Academia do Kart

As melhores aulas de Kart Rental para você evoluir o nível da sua pilotagem

Inscreva-se e garanta sua participação! Receba com antecedência o tema das próximas lives e o lembrete para não perder nada>

Ao informar meu dados eu concordo com Política de Privacidade e Cookies da Academia do Kart

ATENÇÃO PILOTOS MAIS LEVES: 

Evitem colocar lastro no kart, deem preferência para lastro de apoio no banco ou no seu corpo, eles interferem menos no equilíbrio do kart indoor.

Agora voltando aos mais pesados, que, de modo geral, sempre levam desvantagem. Existem algumas técnicas de pilotagem que podem ajudar a reduzir a diferença entre os seus tempos e os tempos dos pilotos mais leves.

Muitos poucos pilotos conhecem essas técnicas e dos que conhecem, apenas uma pequena parcela consegue aplica-las de forma efetiva e competir de forma mais igual com pilotos de kart indoor mais leves.

Acompanhem nossos posts de dicas, cursos e livros que serão lançados em breve que te ajudaremos a conhecer e aplicar essas técnicas.

Um grande abraço e até a próxima!

Seja notificado das melhores lives de Kart Indoor do mundo

Outras Dicas de Kart e Pilotagem...